Anterior
Próximo
Anterior
Próximo

Saiba tudo sobre a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC)

Conteúdo
Artigo escrito por Julie Quezado, 1º lugar na ONC 2021, Nível E.

Como participar da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC)?

As inscrições para a ONC devem ser feitas pela escola através do site da própria olimpíada.

Faça o cadastro da sua escola aqui.

Como funciona a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC)?

A ONC é dividida em 5 níveis: 

  • Nível A: 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
  • Nível B: 8° e 9° anos do Ensino Fundamental
  • Nível C: 1° ano do Ensino Médio
  • Nível D: 2° ano do Ensino Médio
  • Nível E: 3° ano do Ensino Médio

A primeira fase da ONC seleciona alguns alunos para a segunda fase. Para passar para a segunda fase, basta atingir a nota de corte mínima estabelecida pela ONC.

A segunda fase da ONC consiste de uma prova dissertativa (aberta) com 8 questões, envolvendo Física, Química, Biologia, Astronomia e História. Dessa prova são selecionados os medalhistas de ouro, prata, bronze e menções honrosas.

Confira mais detalhes sobre a olimpíada aqui.

Como é a prova da Primeira Fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC)?

A prova da primeira fase da ONC acontece online (virtualmente) e consiste de 20 questões objetivas (de marcar) e tem duração total de 2 horas ininterruptas (após iniciado, o cronômetro não para).

Pode haver impressão e aplicação presencial de provas caso a escola/representante faça essa escolha na área do representante até 02/08/2023.

As provas em formato eletrônico serão disponibilizadas em endereço eletrônico a ser informado no site da ONC (https://site.onciencias.org) e no aplicativo que será disponibilizado para download nas lojas de aplicativos para dispositivos com sistema operacional Android e IOS que compõem os smartphones.

Como é a prova da Segunda Fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC)

O estabelecimento de ensino que participar da 1ª fase terá automaticamente inscritos para a 2ª fase todos os estudantes que atingirem o número mínimo de acertos estipulado pela ONC.

As provas da 2ª fase terão a duração de 2 (duas) horas. A parte teórica terá, para todas as séries/ano, contendo 10 (dez) questões discursivas.

Durante a aplicação do exame será permitido somente o uso de lápis ou lapiseira, borracha, caneta (azul ou preta) e régua

As respostas das questões da 2ª fase podem ser respondidas em qualquer tipo de folha (caderno, chamex, brochura, etc) e devem ser escritas a caneta. As folhas de respostas deverão ser fotografadas/escaneadas pelo próprio candidato utilizando o leitor do aplicativo onde o mesmo estará acessando a prova.

Quando é a ONC?

Primeira fase: 17, 18 e 19 de Agosto de 2023 (PROVA ONLINE)

Segunda fase: 14 e 15 de Setembro de 2023 (PROVA ONLINE)

O que cai na ONC?

Caem, ao todo, 5 disciplinas na Olimpíada Nacional de Ciências: física, química, biologia, astronomia e história.

O conteúdo programático varia de acordo com o nível da prova. Você pode encontrar o que cai no seu nível da ONC nesse link.

O que é ONC?

A ONC é a maior olimpíada de ciências interdisciplinar para alunos de ensino fundamental e ensino médio do Brasil (6° EF até 3º EM). Ela é constituída de 2 fases, sendo ambas realizadas online na plataforma da própria olimpíada. A ONC distribui medalhas de bronze, prata e ouro, atém de menções honrosas. As medalhas da ONC podem ser utilizadas para ingressar em universidades brasileiras através das Vagas Olímpicas.


Relacionado

Plataformas